Artigos

Lista de artigos publicados

Publicou artigos nas revistas Música Popular, Vibrant, Associação Brasileira de Educação Musical, entre outros, além de capítulos em livros de outros autores.

Aspects of Paiter Suruí oral art

 Vibrant, Virtual Brazilian. Anthropology. 8 (1) Junho 2011.

O repertório multicultural do Mawaca em sala de aula: Soran Bushi: canção dos pescadores de Hokkaido

in: Revista da ABEM – Música na Educação Básica v. 5, n. 5 (2013), Brasil.

Influência da voz indígena na música brasileira

in: Música Popular em Revista, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 5–30, 2017. UNICAMP, Campinas, Brasil. DOI: 10.20396/muspop.v4i2.13051.

Monocultura ou Pluricultura?

in: formação de educadores: formação cultural: arte: docências: Pedagogia:© 2021, copyright Mirian Celeste Martins, Estela Maria Oliveira Bonci, Jéssica Mami Makino, Verônica Devens, Renata Queiroz de Moraes Americano (organização). Editora LiberArs, 2021. Brasil.

El arte oral Paiter Suruí – reflejo sonoro de la vida y la historia de un pueblo de Amazonia - Magda Pucci

Música tradicional, educación y patrimonio: investigaciones etnomusicológicas y educación / coord. por Joan de la Creu Godoy Tomás, Miquel Alsina i Tarrés, 2019, ISBN 978-84-9984-499-2, pág. 151, Espanha

Abrindo portas para as músicas indígenas de Magda Pucci e Berenice de Almeida

in: Um jogo chamado música: Escuta, experiência, criação, educação de Teca Alencar de Brito, Ed Peirópolis, 2019

Músicas do Mundo

in: A música na Escola Gisele Jordão e Renata R. Allucci (org.) Allucci & Associados Comunicações 2012.

A voz e a pedra - Rupestres sonoros do Mawaca por Magda Pucci

in: Terra Brasilis: Pré-História e Arqueologia da Psique. Org. Callia,Marcos; Oliveira, Marcos Fleury de Editora: Paulus

The Orff Approach in the Brazilian Creative Environment de Magda Pucci, Lucilene Silva e Maristela Mosca

in: Orff Schulwerk in Diverse Cultures – An idea that went round the world edited by Barbara Haselbach and Carolee Stewar, Pentatonic Press , 2021

As vozes do mundo Ouvir para entender

in: Entre gritos e sussurros: os sortilégios da voz cantada. Heloísa de A. Duarte Valente e Juliana Coli (orgs.), .). São Paulo: Letra e Voz , São Paulo,  2012. ISBN: 978-85-62959-26-4

Por uma política cultural mais consistente

A música como negócio: políticas públicas e direitos de autor. Heloísa de A. Duarte Valente, Rosália Maria Netto Prados, Cristina Schmidt (orgs.) São Paulo: Letra e Voz , São Paulo,  2014. ISBN: 978-85-62959-32-5

Dissertação de Mestrado
A arte oral: Paiter Suruí de Rondônia

Defendida em 2009 – PUC-SP Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais

Orientação: Carmen Junqueira

A arte oral Paiter Suruí de Rondônia é constituída de narrativas míticas, cantigas de pajé e cantos rituais inspirados em movimentos sociais, formando um intricado corpo sonoro-antropológico que hoje compreende o Acervo Suruí, gravado pela antropóloga Betty Mindlin desde a década de 1980. As múltiplas formas de oralidade dos Suruí têm uma musicalidade característica da língua Tupi-Mondé, rica em onomatopeias e ideofones, além de exclamações com função de verbo que imitam bichos da floresta e movimentos de seres do outro mundo. Com esses elementos, os Suruí recriam momentos da história mítica Paiter e revelam que nem todo mito é fábula, pois a realidade está sempre presente em metáforas e palavras arcaicas. A voz é o centro da expressão Suruí, e é ela que conduz o amplo espectro sonoro, que exige uma análise mais do que estritamente musical. Este trabalho discute a intrincada relação entre a música e a narrativa, entre a fala e o canto e entre a voz e o mito que, juntos, compõem a arte poética Paiter Suruí. Em função da riqueza da vocalidade Suruí, sua análise se apoia também em elementos da Sociolinguística, da Etnopoesia e de estudos da oralidade, além da Antropologia, da Etnomusicologia e da Teoria da Linguagem. A pesquisa trata ainda das formas de catalogação, organização e uso desse acervo sonoro na educação bilíngue Suruí, de cujo processo de transcrição e tradução os próprios índios têm participado ativa e efetivamente. Finalmente, cumpre notar que essa iniciativa é fundamental para a revitalização da própria cultura do povo Suruí, que vem sofrendo grandes mudanças desde a época do primeiro contato com os brancos

Tese de Doutorado

Cantos da Floresta (Forest Songs) : exchanging and sharing indigenous music in Brazil